quarta-feira, 30 de maio de 2012


Nome:
Jorge Amado

Nascimento:
10/08/1912

Morte:
06/08/2001




Jorge Leal Amado de Faria foi um brasileiro do escritor modernista escola. Ele era o mais conhecido dos escritores modernos brasileiros, sua obra ter sido traduzida em cerca de 49 idiomas e popularizada no cinema, nomeadamente Dona Flor e Seus Dois Maridos ( Dona Flor e SEUS Dois Maridos ) em 1978. Sua obra reflete a imagem de um Brasil mestiço e é marcada pelo sincretismo religioso. Um país alegre e otimista e, ao mesmo tempo, com profundas diferenças sociais e econômicas.
Ele ocupou a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras desde 1961 até sua morte em 2001. Conclusão:
Jorge Amado foi um dos escritores mais conhecidos.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Steve Jobs


PC Apple II


Steve Jobs e a Apple
Um dos primeiros a pensar desta forma foi Steve Jobs, fundador da Apple. Desde a criação de sua empresa, seu principal foco foi a criação de computadores para o dia-a-dia, incluindo sistemas operacionais fáceis de serem operados. O lançamento do Apple I em 1976, um dos primeiros computadores pessoais,  foi um marco na história da computação.

Pela primeira vez, um PC continha um teclado fácil de ser utilizado, com uma mini-televisão adaptada como monitor. Assim, conhecimentos avançados de computação já não eram mais requisitos para se operar um PC. Jobs fez questão de criar o seu sistema operacional do zero, sem se basear inicialmente no Unix. Nos anos seguintes, os modelos Apple II e Apple III foram lançados no mercado, um sucesso de vendas. Suas interfaces gráficas eram muito primitivas comparadas com o padrão usado atualmente, mas avançadíssimas para a época.

Em meados de 1979, Steve Jobs tomou conhecimento sobre o desenvolvimento de um computador totalmente inovador pela Xerox Parc. Em uma vista a esta empresa, ele ficou deslumbrado com Xerox Alto, um PC que possuía uma interface gráfica (GUI) totalmente revolucionária. Pouco tempo depois, a Apple lançou o Lisa, aproveitando todas as ideias gráficas do computador. Não é nem preciso dizer que o sucesso foi estrondoso. Cada versão do Apple  possuía um sistema operacional distinto.

Como se não bastasse, o Apple Machintosh foi lançado em 1984, introduzindo o conceito de desktop, utilizando ícones e pastas para representar programas e arquivos do modo como conhecemos hoje. Esta máquina acompanhava o revolucionário e inovador sistema chamado MAC OS. Seu sucesso foi estrondoso em todo EUA, principalmente pela vinculação de seu comercial durante a final do Superbowl do mesmo ano.
Macintosh Original

Com o passar dos anos, as novas versões do Macintosh e o do MAC OS já não eram mais populares como antes, o que fez com que a Apple perdesse bastante mercado para a Microsoft. No final dos anos 90, o código do Macintosh apresentava muitos problemas, o que obrigou que um novo plano fosse traçado. Em 2001, a Apple surpreendeu o mundo da informática, abandonando o seu próprio código e reescrevendo todo o seu sistema operacional usando o Unix como base. A partir daí, ele passou a se chamar MAC OSX, sistema que continua forte até os dias de hoje.


A história dos sistemas operacionais

A história dos sistemas operacionais.


Atualmente, os sistemas operacionais (SO) estão cada vez mais fáceis de usar, possuindo interfaces muito simples e bonitas. Contudo, todas estas funcionalidades não surgiram do nada, foram evoluindo com o tempo. Por exemplo, a bela interface gráfica do Windows Vista é resultado de mais de 20 anos de desenvolvimento, desde as primeiras versões deste SO. Por isso, criamos este artigo que conta a história dos sistemas operacionais, incluindo os principais representantes de cada época.

Sistema operacional não é a maquina



Atualmente, ainda são comuns alguns equívocos em relação ao sistema operacional. 






Basicamente, o computador é composto por duas grandes categorias: hardware e software. A primeira delas se refere à parte física da máquina, ou seja, o que pode ser tocado fisicamente. Já a segunda abrange a parte lógica responsável por realizar tarefas,  utilizando-se do hardware para a realização de suas tarefas.

Por isso, sistemas operacionais como o Windows, Linux ou o MAC OS, são apenas softwares que gerenciam toda a atividade do hardware, mas não o computador em si. Consequentemente, em um PC que contenha um dos SOs citados acima, quase sempre é possível instalar outro.

Sistemas operacionais primitivos

Primeiramente, vamos tratar sobre a gênese dos sistema operacionais, abordando a forma como eram desenvolvidos nas décadas de cinquenta, sessenta e setenta.

Máquinas que não usavam SO


A primeira geração  da computação moderna  não trabalhava com o conceito de sistema operacional propriamente dito, visto que as operações eram setadas através de hardware. Por exemplo, chaves, quilômetros de fios e luzes de aviso. Nesse período, era muito comum que a mesma pessoa utilizasse os computadores. A principal implicação desta abordagem é o fato de que era muito difícil criar rotinas programáveis.
Sistemas específicos

Em meados da década de 60, os primeiros sistemas operacionais foram desenvolvidos conforme a evolução da tecnologia da época. Contudo, cada máquina possuía seu próprio SO específico, o que implicava na incompatibilidade de mainframes distintos. Um dos maiores representantes foi o CTSS, criado pela MIT, sendo lançado em 1961 para o computador IBM 7090.

Unix, o primeiro sistema operacional moderno
Visando ao problema da incompatibilidade de SOs de máquinas distintas, um grupo de desenvolvedores da AT&T ciaram o Unix em 1969, sendo o primeiro sistema operacional moderno da computação. É possível afirmar que mais de 90 porcento dos SOs atuais foram influenciados de alguma maneira pelo Unix.

Sua primeira versão foi escrita em linguagem assembly, sendo posteriormente reescrito em C no ano de 1973, linguagem utilizada até os dias de hoje. Este sistema introduziu conceitos muito importantes para a computação: portabilidade, multi-usuário, multi-tarefas e compartilhamento de tarefas. 

Durante a década de 70, o Unix foi distribuído gratuitamente (incluindo seu código fonte) para universidades e órgãos governamentais norte-americanos, o que conferiu muita popularidade a este sistema. Sua interface era totalmente em modo texto sem interface gráfica

Em 1977 foi lançado o BSD, sistema operacional fortemente baseado no Unix, focado principalmente para a execução em máquinas específicas de alto desempenho, como o famoso computador VAX, o qual foi uma referência de hardware na época.

Conceito de Redes de Cosmputadore


Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.

Imagine um computador sozinho, sem estar conectado a nenhum outro computador: Esta máquina só terá acesso às suas informações (presentes em seu Disco Rígido) ou às informações que porventura venham a ele através de disquetes e Cds.

Quando um computador está conectado a uma rede de computadores, ele pode ter acesso às informações que chegam a ele e às informações presentes nos outros computadores ligados a ele na mesma rede, o que permite um número muito maior de informações possíveis para acesso através daquele computador.

Classificação das Redes Quanto à Extensão Física


As redes de computadores podem ser classificadas como:

  • LAN (Rede Local): Uma rede que liga computadores próximos (normalmente em um mesmo prédio ou, no máximo, entre prédios próximos) e podem ser ligados por cabos apropriados (chamados cabos de rede). Ex: Redes de computadores das empresas em geral.
  • WAN (Rede Extensa): Redes que se estendem além das proximidades físicas dos computadores. Como, por exemplo, redes ligadas por conexão telefônica, por satélite, ondas de rádio, etc. (Ex: A Internet, as redes dos bancos internacionais, como o CITYBANK).

Equipamentos Necessários para a Conexão em Rede


Para conectar os computadores em uma rede, é necessário, além da estrutura física de conexão (como cabos, fios, antenas, etc.), que cada computador possua o equipamento  que o fará se conectar ao meio de transmissão.

O equipamento que os computadores precisam possuir para se conectarem a uma rede local (LAN) é a Placa de Rede, cujas velocidades padrão são 10Mbps e 100Mbps (Megabits por segundo).

Ainda nas redes locais, muitas vezes há a necessidade do uso de um equipamento chamado HUB (lê-se “Râbi”), que na verdade é um ponto de convergência dos cabos provenientes dos computadores e que permitem que estes possam estar conectados. O Hub não é um computador, é apenas uma pequena caixinha onde todos os cabos de rede, provenientes dos computadores, serão encaixados para que a conexão física aconteça.

Quando a rede é maior e não se restringe apenas a um prédio, ou seja, quando não se trata apenas de uma LAN, são usados outros equipamentos diferentes, como Switchs e Roteadores, que funcionam de forma semelhante a um HUB, ou seja, com a função de fazer convergir as conexões físicas, mas com algumas características técnicas (como velocidade e quantidade de conexões simultâneas) diferentes dos primos mais “fraquinhos” (HUBS).

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Adjetivos


Adjetivo

Adjetivo é a palavra variável em gênero, número e grau que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, estado, modo de ser ou aspecto.

Ex.: neve
branca; cidade moderna.

Classifica-se em:


- Simples
: quando apresenta um único radical.
Ex.: comida saborosa.

- Composto:
quando apresenta mais de um radical.
Ex.: programa sociocultural.

- Primitivo:
quando não provém de outra palavra da língua portuguesa.
Ex.: inimigo leal.

- Derivados:
quando provém de outra palavra da língua portuguesa.
Ex.: calça esverdeada.
Locuções Adjetivas

Locução adjetiva
é a expressão formada de preposição + substantivo (ou advérbio), com valor de adjetivo.

Noite de chuva
(chuvosa)

Atitudes de anjo
(angelical)

Pneu de trás
(traseiro)

Menina do Brasil
(brasileira)

Lista de locuções adjetivas acompanhadas dos adjetivos correspondentes:


De abdômen = abdominalde estômago = gástrico, estomacalde orangotano = pitecal
De abelha = apícolade estrela = estelar de orelha = auricular
De abóbora = cucurbitáceode éter = etéreo de outono = outonal
De abutre = vulturinode fábrica = fabril de ouvido = ótico
De açúcar = sacarinode face = facialde ouro = áureo
De Adão = adâmicode falcão = falconídeode osso = ósseo
De águia = aquilinode fantasma =espectralde ovelha = ovino
De alface = lactúceode faraó = faraônicode pai = paterno, paternal
De alma = anímicode farinha = farináeode paixão = passional
De aluno = discentede fêmur = femural de palato = palatal
De amígdalas = tonsilarde fera = beluíno, feroz, ferinode pântano = palustre
De amor = eróticode ferro = férreode papa = papal
De andorinha = hirundinode fígado = figadal , hepáticode paraíso = paradisíaco
De anel = anularde filho = filialde parede = parietal
De anjo = angelicalde fogo = ígneode páscoa = pascal
De ano = anualde folha = foliáceode peixe = ictíaco, písceo
De aranha = aracnídeode formiga = formicularde pele = cutâneo, epidérmico
De asno = asinino de frente = frontalde pênis = peniano, fálico
De astro = sideralde gado = pecuáriode pescoço = cervical
De audição = óticode gafanhoto = acrídeo de Platão = platônico
De aves de rapina = acipitrinode galinha = galináceode plebe = plebeu
De Baco = báquicode galo = alectóriode pombo = columbino
De baço = esplênicode ganso = anserinode porco = suíno, porcino
De baixo-ventre = alvinode garganta = guturalde prado = pratense
De bálsamo = balsâmicode gato =felino , felídeo de prata = argênteo, argentino, argírico
De bexiga = vesicalde gelo = glacialde professor = docente
De bílis = biliarde gesso = gípseode prosa = prosaico
De bispo = biliarde Golias = goliardode proteína = protéico
De boca = bucal , oralde guerra = bélicode pulmão = pulmonar
De bode = hircinode homem = humano, viril de pus = purulento
De boi = bovinode idade = etáriodos quadris = ciático
De borboleta = papilionáceode Idade Média = medievalde raio = fulgural
De bosque = nemoralde igreja = eclesiásticode raposa = vulpino
De brejo = palustrede ilha = insularde rato = murino
De bronze = brônzeo, êneode insetos = entômicode rei = real
De cabeça = cefálico, capitalde intestino = intestinal, entérico, cilíacode rim = renal
De cabelo = capilarde inverno = hibernalde rio = fluvial , potâmico
De cabra = caprino de irmão = fraterno, fraternalde rocha = rupestre
De caça = venatório, cinegéticode joelho = genicularde romance = romanesco
De campo = rural de junho = juninode rosa = róseo
De cana = arundíneo de lado = lateralde sabão = saponáceo
De cão = caninode lago = lacustrede seda = sérico, seríceo
De cardeal = cardinalíciode lágrima = lacrimalde selo = filatélico
De carneiro = arietinode leão = leoninode selva = silvestre
De cavalo = eqüídeo, eqüino, hípicode lebre = leporinode sobrancelha = superciliar
De cegonha = ciconídeode leite = lácteo , lácticode sonho = onírico
De cela , célula = celularde lesma = limacídeode sócrates = sintático
De chumbo = plúmbeode limão = cítricode sol = solar
De chumbo = plúmbeode lobo = lupinode sul = meridional, austral
De chuva = pluvial de lua = lunar , selênicode tarde = vesperal , vespertino, crepuscular
De cidade = citadino , urbanode macaco, símio = simiescode teatro = teatral
De cílio = ciliarde maçãs do rosto= malarde tecido = têxtil
De cinza = cinéreode madeira , lenho = lígneode terra = terrestre, terreno, telúrico
De circo = circensede madrasta = novercalde terremoto = sísmico
De cobra = colubrino, urbanode mãe = materno, maternal de tijolo = laterário
De cobre = cúpricode manhã = matinal de tio = avuncular
De coelho = cunicularde mar = marinha, marítimo, equóreode tórax = torácico
De coração = cardíaco, cordial de marfim = ebúrneo, ebóreo de touro = taurino, táureo
De correio= postal de margem = marginalde trás = traseiro
De corujas = estrigídeosde mármore = marmóreode trigo = tritíceo
De costas = dorsal de memória = mnemônicode túmulo = tumular
De coxa = cruralde mestre = magistralde umbigo = umbilical
De crânio = cranianode moeda = monetário, numismáticode universo ( habitado) = ecumênico
De criança = pueril , infantil de Moisés = mosaicode unha = ungueal
De dança = coreográficode monge = monacal, monásticode vaca = vacum
De daltonismo = daltônicode monstro = monstruosode vasos sangüíneos = vascular
De dedo = digital de morte = mortal, letal , mortíferode veado = cerval , elafiano
De Descartes = cartesiano de nádegas = glúteode velho , velhice = senil
De diamante = adamantino, diamantino de nariz = nasalde vento = eóleo , eólico
De dinheiro = pecuniáriode navio = navalde verão, estio = estival
De direito = jurídicode neve = níveo , nivalde víbora = viperino
De éden = edênicode Nilo = nilóticode vida = vital
De eixo = axial de noite = noturnode vidro = vítreo, hialino
De embriaguez = ébriode norte = setentrional, boreal de vinho = vínico, vinário, vinosos, víneo
De enxofre = sulfúrico, sulfúreo, sulfuroso de noz = nucularde vinagre = acético
De erva = herbáceode nuca = occipitalde violeta = violáceo
De espelho = especular de óleo = oleaginoso de virilha = inguinal
De esposa = uxorianode olhos = ocular, óptico, oftálmicode virgem = virginal
De esposos = esponsalDe Olimpo = olímpicode visão = óptico ( ótico )
De esquilo = ciurídeoDe opala = opalino, opalescente de vontade = volitivo







































quarta-feira, 2 de maio de 2012



2º Bimestre !


Hoje começamos o 2º Bimestre com coisas muito interessantes e diferentes .